Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato PDF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O resumo está SEM O NOME DOS AUTORES.
  • O documento segue os padrões de estilo e requisitos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

Instruções de Formatação e Outras informações Importantes para a Submissão dos Resumos e Vídeos:

I) RESUMOS

Normas para elaboração a apresentação escrita dos trabalhos

Os resumos expandidos devem ser redigidos em Língua Portuguesa, conforme as regras vigentes com relação à língua escrita, e elaborados de acordo com as orientações que seguem:

a) Tipos de submissão:

Relato de pesquisa (em andamento ou concluída)

Relato de experiência

Revisão bibliográfica

b) Redação e organização do texto

Cabeçalho do evento – conforme modelo disponibilizado, não podendo sofrer qualquer alteração.

Título e subtítulo – Identificação e apresentação do trabalho com, no máximo, 15 palavras.

Fonte Times New Roman, tamanho 12, negrito, centralizado, formatado em caixa alta e com espaçamento de 1,5 cm entrelinhas. Caso haja subtítulo, utilize dois pontos após o título e redija-o em caixa baixa, utilizando maiúsculas quando as regras de ortografia exigirem.

Identificação dos autores – Nomes escritos por extenso, com nomes do meio abreviados pela letra inicial maiúscula. O nome do apresentador deve ser sublinhado e os dados de Função, Filiação/Instituição e E-mail de todos os autores devem ser indicados em nota de rodapé. Fonte Times New Roman, tamanho 11, negrito, centralizado, primeiro nome formatado em caixa baixa (exceto inicial), sobrenome formatado em caixa alta e com espaçamento de 1,5 cm entrelinhas. Caso haja mais de um autor, os nomes devem ser separados por ponto e vírgula.

Resumo – texto expondo informações sobre objetivos do trabalho e síntese dos elementos textuais obrigatórios, conforme tipo de submissão (Incluir aqui a indicação do tipo de submissão, ou seja, se é um relato de pesquisa; relato de experiência ou revisão bibliográfica). Máximo de 10 linhas. Fonte Times New Roman, tamanho 10, justificado e com espaçamento simples.

Palavras-chave – três a cinco palavras-chave, separadas por ponto e vírgula e iniciadas por letra maiúscula. Após a última palavra, ponto final. Não repetir palavras já utilizadas no título. Fonte Times New Roman, tamanho 10, justificado e com espaçamento simples.

Elementos Textuais - Fonte: Times New Roman, tamanho 12, justificado e com espaçamento de 1,5 cm entrelinhas.

*Para os relatos de pesquisa, são elementos obrigatórios: Introdução, Fundamentação Teórica, Material e Métodos, Resultados e Discussões, Conclusões.

*Para os relatos de experiência, são elementos obrigatórios: Introdução, Material e Métodos, Relato da Experiência, Conclusões.

*Para as revisões bibliográficas, são elementos obrigatórios: Introdução, Material e Métodos, Resultados e Discussões, Conclusões.

Introdução: deve contextualizar o tema e apresentar a justificativa para a realização do trabalho, situando a importância do problema científico a ser solucionado; da experiência relatada ou da revisão bibliográfica elaborada. O texto deve estabelecer relações com outros trabalhos publicados sobre o assunto e conter os objetivos da pesquisa, do relato ou da revisão.

Fundamentação Teórica: embasamento teórico do trabalho pode ser apresentado junto à introdução do texto ou em seção independente. Reflete o estado da arte do conhecimento na área. Deve apresentar o embasamento necessário para a compreensão da relevância do tema e descrever o referencial teórico que baseia a pesquisa.

Material e Métodos: descrição de passos que foram seguidos e dos materiais que foram necessários para a execução da pesquisa, para a realização da experiência relatada ou para o levantamento e organização da revisão bibliográfica.

Resultados e Discussões – apresentação e discussão dos dados com apoio, quando necessário, de tabelas ou figuras. As novas descobertas devem ser confrontadas com as hipóteses, conhecimentos prévios e com as pesquisas na área.

Relato da Experiência – apresentação e discussão da experiência em análise, contextualizando a situação e características relevantes para compreensão do relatado. O relato da experiência e de seus resultados devem ser discutidos à luz do conhecimento já disponível.

Conclusões – síntese objetiva e concisa das conclusões obtidas a partir da realização da pesquisa, da análise da experiência ou da articulação da revisão bibliográfica. Deve dialogar com os objetivos propostos e indicar, sempre que possível, as limitações e recomendações do estudo.

Agradecimentos: (seção opcional). Devem ser claros e diretos e conter o motivo do agradecimento. Fonte: Times New Roman, tamanho 12, justificado e com espaçamento de 1,5 cm entrelinhas.

Referências: lista de todas as referências citadas no corpo do texto, em ordem alfabética e com entrada pelo último sobrenome do autor em letras maiúsculas. As referências devem ser formatadas conforme a NBR 6023:2002 e 10520:2002 da ABNT. Fonte: Times New Roman, tamanho 12, justificado e com espaçamento de 1,5 cm entrelinhas.

 

c) Formatação do texto:

Extensão de, no mínimo, duas páginas e, no máximo, quatro páginas (incluindo figuras, tabelas e referências).

Configuração de página deve ser A4 (210 × 297 mm).

Margens de 2 (dois) cm, em todas as dimensões.

Recuo especial na primeira linha de cada parágrafo de 1,25 cm.

Fontes, espaçamento e alinhamento do texto, conforme especificidade das seções

Todas as citações no corpo do texto deverão seguir as normas específicas da ABNT (NBR 10520:2002 e 10520:2002, da ABNT), obedecendo as formatações exigidas conforme o número de autores e o tipo de citação (direta, indireta ou citação de citação).

Serão considerados como principais critérios de avaliação

Relevância do tema: importância do assunto e as contribuições do trabalho para a área de conhecimento.

Qualidade técnico-científica: conceitos corretos, profundidade da abordagem teórica, rigor científico e citação de referências bibliográficas fundamentais para o tema.

Apresentação: clareza e objetividade do texto, correção gramatical e ortográfica e adequação às normas de formatação.

Estrutura: qualidade da estrutura lógica do trabalho, ou seja, a organização dos tópicos que o compõem.

Você pode baixar o modelo de trabalho clicando aqui. 

 

II VÍDEOS

Os vídeos não poderão exceder 3 (três) minutos de duração, incluindo o título e os créditos e tamanho máximo de 100mb;

Os autores serão livres para determinar o conteúdo e o formato do seu vídeo, e incentivamos a criatividade;

Os objetivos, síntese dos métodos e os resultados mais relevantes deverão ser apresentados nos vídeos; 

O conteúdo do vídeo não deverá conter propagandas ou ser de cunho autopromocional de pessoa física ou jurídica;

Os vídeos finalizados deverão ser submetidos juntamente com os resumos que serão avaliados pelo comitê científico - Observação: a submissão de resumo do vídeo é facultativa a submissão, entretanto, somente serão registrados nas publicações oficiais do evento, vídeos selecionados e com resumos submetidos.

Os vídeos deverão ser submetidos nos formatos ‘AVI’, ‘WMV’, ‘MOV’ ou ‘MPEG’;

Os vídeos estarão disponíveis no site do Seminário Restaura Mantiqueira, uma semana antes da realização do evento. Também serão exibidos em salas virtuais simultâneas durante o 1º dia do evento. Os autores poderão participar da apresentação, onde haverá 10 minutos de perguntas e respostas entre autor e público. 

Alguns exemplos de vídeos a serem apresentados, incluem: uma visita ao site virtual; demonstração de um novo método de pesquisa ou técnica de restauração; resultados do antes e depois da restauração; uma compilação narrada de clipes curtos; etc.

Ecologia da Restauração como suporte à prática da Restauração Ecológica

O eixo "Ecologia da Restauração como suporte à prática da Restauração Ecológica" destina-se a trabalhos que tratem da aplicação de conhecimentos básicos para definição de técnicas e estratégias de restauração ecológica.

Cadeia Produtiva

O eixo "Cadeia Produtiva" destina-se aos trabalhos que tratem de mudas e sementes para restauração (ecologia, coleta, beneficiamento, produção, tecnologia, comercialização, propagação vegetativa, produção de mudas, pomar de sementes)

Políticas Públicas e Governança

O eixo "Políticas Públicas e Governança" destina-se aos trabalhos que tratem sobre CAR, PRA e PRAD, escala de restauração; Pagamento por Serviços Ambientais; extensão e capacitação; comunicação, planejamento e definição de áreas prioritárias.

Inclusão e Tecnologias Sociais

O eixo "Inclusão e Tecnologias Sociais" destina-se aos trabalhos que tratem sobre cooperativismo e associativismo, mutirões, equilíbrio de gênero, lideranças comunitárias, lideranças jovens, comunidades tradicionais, empreendedorismo, formação de redes e coletivos, etc.

Inclusão Produtiva para Restauração Ecológica

O eixo "Inclusão Produtiva para Restauração Ecológica" destina-se aos trabalhos que tratem da economia da restauração, modelos com fins econômicos, sistemas agroflorestais, mercados consumidores de produtos madeireiros e não-madeireiros

Avanços em Estratégias e Técnicas de Restauração

O eixo "Avanços em Estratégias e Técnicas de Restauração" destina-se aos trabalhos que tratem sobre restauração passiva, diagnóstico de resiliência na paisagem, semeadura direta, plantios, nucleação, restauração com foco em grupos faunísticos

Restauração de Ecossistemas Não Florestais

O eixo "Restauração de Ecossistemas Não Florestais" destina-se aos trabalhos que tratem sobre cerrado, campos, campos rupestres, campos de altitude, campos de várzeas,  veredas

Monitoramento, manejo adaptativo, gestão e logística de campo

O eixo "Monitoramento, manejo adaptativo, gestão e logística de campo" destina-se aos trabalhos que tratem de: avanços, estudos de caso, indicadores de monitoramento; ações corretivas, uso de tecnologias de monitoramento (ex.: utilização de VANTs na determinação de cobertura florestal e desmatamento), adubação, manejo de espécies competidoras e de pragas, máquinas e implementos

Política de Privacidade

Todos os dados pessoais requisitados de leitores, autores, avaliadores e bibliotecários serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, sendo assim, ao realizar seu cadastro, o usuário dá seu consentimento para o tratamento dos dados informados em conformidade com a Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018 - a Lei Geral de Proteção de Dados.